Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Empresa Frangos Piovesan

Em 1997, na propriedade do Sr. Vanderlei Piovesan surgiu a idéia da criação de frangos diferenciados para a venda, ou seja, frangos com mais tempo de criação e conseqüentemente o tamanho também maior. No início, a produção era pequena e o abate era feito artesanalmente com o produto sendo distribuído diretamente nas residências de consumidores e em alguns mercados dos bairros de Frederico Westphalen.


Verificando uma boa aceitação para o produto e um aumento na demanda, era necessária uma maior industrialização no abate do frango e de um melhor controle sanitário.


Após muitos estudos, chegou-se à conclusão de que era necessária a construção de um abatedouro legalizado. Em 1999, esse projeto foi viabilizado através de recursos do Programa Nacional da Agricultura Familiar (PRONAF), com apoio técnico do Banco Nacional da Agricultura Familiar (BNAF). Com a legalização, o abatedouro passou a ter a fiscalização do SIM (Serviço de Inspeção Municipal), órgão criado pelo município de Frederico Westphalen.


O Abatedouro de Frangos Piovesan Ltda., localizado na BR 386 km 35 no Bairro Bela Vista, na cidade de Frederico Westphalen, teve o início de suas atividades no dia 15 de maio de 1999, com o abate e industrialização de frango denominado "Frango Colonial Piovesan". A produção inicial era de 150 Frangos dia. O produto era único, frango inteiro, o qual era embalado, pesado e distribuído exclusivamente para o município de Frederico Westphalen. Somente três funcionários executavam as funções produtivas e administrativas.


Em 2000 foi dado um passo importante para o crescimento da empresa. A produção de frangos passou a ser terceirizada, com a formação de integrados no sistema de parceria, possibilitando uma quantidade maior de frangos disponibilizados para o abate.


As mudanças eram constantes em busca da melhoria dos produtos. No ano de 2002 houve uma grande alteração na empresa. A aquisição de novos equipamentos com maior tecnologia, permitiu que o processo de produção fosse modificado de manual para semi-automático. Com a produção em linha, a capacidade produtiva passou a ser de 1100 frangos/ hora. Para ocorrerem essas mudanças, foi necessário também um aumento na área construída, que passou de 70 m² para 280 m².


O serviço de inspeção, a partir do final de 2003, passou a ser estadual, possibilitando a venda do produto em todo o estado do Rio Grande do Sul. O controle passou a ser mais rígido, garantindo a qualidade sanitária de todo o processo de abate.


Os investimentos da empresa visando a melhoria do produto são constantes. No final de 2006 houve uma ampliação da área de congelados, com a aquisição de novas máquinas responsáveis pelo resfriamento e congelamento do frango. No início de 2007, foi ampliada a planta frigorífica em 300 m², passando para o processo denominado contínuo, onde o frango é cortado ainda quando está pendurado na linha de produção, agilizando ainda mais o processo de abate. No ano de 2008/2009 a empresa aumentou consideravelmente sua planta frigorífica com mais de 1600 m de area industrial e adquiriu novas máquinas frigoríficas.


No ano de 2013 foi construído e instalado tuneis de congelamento rápido (18 horas), para melhorar ainda mais a qualidade final do produto que chega ate o consumidor.

No ano de 2015 foram instaladas novas maquinas na produção para dar mais agilidade ao processo (chillers, esteiras na sala de corte, aumento de nórias, mais uma maquina para a produção de gelo...), feitas novas melhorias na parte estrutural da empresa, com construção de novas salas. No inicio de 2017 inaugurada a estocagem de congelados, com capacidade para 864 toneladas de produto, toda no sistema drive-ing assim tendo um melhor controle e com rotatividade controlada.


O número de funcionários aumentou gradativamente e hoje conta com 215 funcionários diretos. Vinte e dois produtores integrados, com um total de 28 aviários são responsáveis pelo alojamento de mais de 480.000 frangos.


Com 4.406,29 metros quadrados construídos e abate de 238.000 frangos por mês, a empresa atende 150 municípios de todo o Rio Grande do sul. Seus produtos são o frango colonial inteiro, toda a linha de cortes, cortes temperados e linguiça de frango todos com ótima aceitação no mercado.


Sua capacidade atual de produção/abate é de 16.000 frangos/dia, 238.000/mês, com planejamento para expandir a produção ate 30.000 frangos/dia com abate de segunda á sexta.


A empresa Frangos Piovesan possui fabrica de rações própria, toda automatizada e com maquinas modernas que possibilitam produzir uma ração de qualidade para o frango, tendo capacidade de 17 toneladas/hora possui um alto controle da matéria prima recebida e na ração produzida que vai ate o produtor integrado.


Toda a produção no frigorifico tem o acompanhamento de medico veterinário estadual especializado, juntamente com o setor de controle de qualidade da empresa desenvolvem um trabalho para que o produto chegue ate a mesa do consumidor com todo o sabor e qualidade desejado.


Julho de 2017 inauguração da mais moderna granja de frangos, localizada na linha progresso em Frederico Westphalen, com capacidade total 180.000 frangos alojados ela tem a mais moderna tecnologia, totalmente automatizados, controlado por um painel israelense os galpões são isolados termicamente, tem cobertura de isotelha, paredes internas revestidas de isopor e externas com placas de alumínio, dando um maior conforto as aves.


Imagens
  • Abatedouro
  • Aviários
  • Fomento